12/06/2021 às 17:25 Fotografia de Família

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

39996
2min de leitura

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho). Trata-se de um dos Sacramentos da Igreja – assim como o Batismo – no qual é prepresentado “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso“.

Como a criança se prepara para a Primeira Comunhão?

Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos. Estes aprendizados devem ser ensinamos primeiramente pelos pais, a partir da mais tenra idade, e reforçada através da Catequese.

É muito importante que se entenda o quanto este sacramento é importante !Para poder participar, o catequizando deve antes fazer a confissão dos seus pecados ao Padre da Igreja em que será comungado. A escolha da Igreja é de acordo com a preferência da família, ou seja, aquela que já estão habituados a frequentar.E é importante ser dito e aprendido que NÃO SE DEVE COMUNGAR EM PECADO, sempre que pecar deve confessar primeiros os seus pecados, para então poder receber a Sagrada Eucaristia.

No momento da comunhão, o Padre aproximará da criança e pronunciará as palavras “O Corpo e o Sangue de Cristo“.  A criança responde: “Amém“, de maneira a demonstrar a sua fé no Sacramento, recebendo a hóstia em sua boca. Após comungar, a criança deverá se manter em silêncio e em Oração, agradecer as dádivas concedidas a si, sua família e amigos.  Deve ainda pedir as bênçãos necessárias para ser um bom e generoso Cristão.

Qual roupa usar para a Primeira Comunhão?

Assim como  no Batismo do Bebê, também é necessário uma roupa especial para receber a Primeira Comunhão. Geralmente a roupa é branca ou em tons claros pastéis (por exemplo, creme ou bege). 

Para os momentos de Oração a criança deverá ter em suas mãos uma vela longa e branca, decorada especialmente para a cerimônia. 

Matéria original

Este próximo link é um é um texto de uma matéria do site do Padre Paulo Ricardo que fala sobre como foi: 

A Primeira Comunhão de Santa Maria Goretti

12 Jun 2021

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Araguari católica certa Consagração idade igreja Jesus Cristo Nossa Senhora Primeira comunhão Primeira eucaristia receber Sacramento Uberlandia

Quem viu também curtiu

08 de Nov de 2022

Lista de aniversário de 1 ano – Guia completo com tudo que você precisa!

02 de Jul de 2021

DICAS PARA FAZER UM BOOK GESTANTE COM FILHOS

29 de Jan de 2019

Batismo de bebês por imersão em Uberlândia - MG

OLÁ, QUE BOM QUE VC ESTA AQUI! Em que podemos ajudar?
Logo do Whatsapp